Vetores Impulsionando Governos: análise de dados na resposta ao coronavírus

A iniciativa Vetores Impulsionando Governos chega para apoiar os estados brasileiros no uso e análise de dados capazes de contribuir para uma resposta mais rápida e eficiente ao coronavírus. 

Estados apoiados

Após alguns meses de pandemia, gestores e gestoras estaduais conseguiram acumular informações e aprendizados sobre o coronavírus e, agora, vão receber apoio para fazer uma melhor gestão e análise desses dados e utilizá-los no desenho de uma estratégia mais assertiva para a saída da crise. 

O programa já está presente nos estados de Alagoas, Amapá, Ceará e Maranhão, e inclui a alocação de profissionais treinados para atuar no auxílio emergencial aos comitês e gabinetes criados pelas gestões estaduais para a resposta à pandemia. 

A equipe da Vetores Impulsionando Governos trabalha, lado a lado com gestores e gestoras públicos estaduais, na criação de inteligência em uso de dados e metodologias de gestão; implementação de estratégias e ações rápidas para superar a crise da Covid-19 e na elaboração de planos para a retomada das atividades.

Quem faz o Vetores Impulsionando Governos

O programa é realizado pela Impulso, por meio  da plataforma CoronaCidades, e pelo Vetor Brasil, organização da sociedade civil suprapartidária e sem fins lucrativos, que atua no desenvolvimento de uma rede qualificada de profissionais para potencializar o setor público brasileiro. 

A iniciativa tem como parceiros o Instituto Arapyaú, também responsável pela plataforma CoronaCidades, e a Associação Samaritano. A Vetores Impulsionando Governos dispõe ainda do apoio técnico da Vital Strategies, organização global líder em saúde pública, e do Instituto para Estudos de Políticas de Saúde (IEPS), mais um integrante da plataforma CoronaCidades.

O poder de uma gestão inteligente de dados 

A análise de dados pode apresentar novos caminhos para gestores e gestoras públicos na resposta ao coronavírus. 

A partir da compreensão de informações como incidência da doença, capacidade hospitalar do estado, deslocamento da população, faixa etária, entre diversas outras variáveis e recortes possíveis, a gestão estadual consegue articular políticas públicas mais eficientes e condizentes com sua realidade local. 

A análise de dados pode ser útil na definição de ações mais integradas e seguras para rastreamento, testagem, organização da atenção à saúde, reabertura de atividades econômicas, entre outras inúmeras medidas.

Entenda como o programa funciona 

1
2
3
Profissionais pré-selecionados e formados pelo programa Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil atuam no apoio aos estados participantes do projeto.
Os trainees recebem apoio técnico e metodológico da Impulso para que sejam capazes de contribuir no aprimoramento do processo de coleta e análise de dados relacionados ao coronavírus, considerando-se as particularidades e desafios de cada estado.
O time do programa é alocado próximo às equipes envolvidas nos comitês de crise da Covid-19 dos governo, onde atuarão diretamente no auxílio aos gestores públicos em tomadas de decisão e implementação de políticas públicas.

Saiba mais sobre a atuação das instituições que integram a plataforma CoronaCidades no apoio a estados e municípios que precisam responder ao coronavírus clicando aqui. 

Para ter acesso a dados sobre o comportamento do coronavírus no seu estado ou município, visite o Farol Covid.

Esse conteúdo foi útil pra você?

Você trabalha no setor público?