Atualizado em 02/07
A ANESP e o Observatório COVID-19 BR lançam a campanha #InformarPrevenirSalvar para divulgar novas descobertas científicas sobre a prevenção da doença. Focada em gestores locais e agentes comunitários de saúde, a iniciativa conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos, Consórcio Conectar, Instituto Alziras, Instituto Arapyaú, Vital Strategies e ImpulsoGov.
São Paulo, julho de 2021 – Com os avanços científicos significativos no combate ao coronavírus, pesquisadores e especialistas do mundo todo têm reforçado a importância de se atualizar as recomendações de prevenção, adotando melhorias nos protocolos de saúde. Para disseminar essas novidades de forma simples, rápida e efetiva no Brasil, a ANESP e o Observatório COVID-19 BR anunciam o lançamento do portal https://coronacidades.org/informarprevenirsalvar Alocado na plataforma CoronaCidades, o site traz materiais de capacitação e comunicação tanto para a população brasileira em geral, quanto aos mais de 5 mil[1] gestores locais e 286 mil agentes de saúde.
Sob o conceito “O melhor jeito de se proteger é saber como agir”, a campanha #InformarPrevenirSalvar é fundamentada no triângulo da prevenção: máscara, distanciamento e, o componente mais importante, ventilação. Evidências científicas[2] têm demonstrado que a ventilação de locais fechados diminui a chance de contágio do Covid-19, já que o vírus é transmitido principalmente pelo ar. Além disso, também é importante reforçar que o risco de transmissão em ambientes abertos é muito menor, por conta da dispersão das partículas que transmitem o vírus, denominadas aerossóis[3]. O canal aborda também a importância da ampla cobertura vacinal, partindo da premissa que, mesmo com o avanço da imunização, o investimento em prevenção deve continuar pelos próximos meses, para mitigar o avanço da pandemia.
Um dos grandes diferenciais do site é a disponibilização de peças de comunicação editáveis para prefeitos e prefeitas personalizarem a campanha de forma regional. “Queremos oferecer apoio aos municípios nesse momento de atualização dos protocolos, facilitando ao máximo a chegada dessas informações no comércio, postos de saúde, restaurantes, parques e na casa de todos os brasileiros e brasileiras”, diz Pedro Pontual, Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP).
Outra facilidade do site é o guia focado em agentes comunitários de saúde. “Os agentes de saúde têm um papel importantíssimo na missão de disseminar o triângulo da prevenção por serem um ponto de contato direto com a população. Por isso, desenvolvemos um material completo, direto e intuitivo especialmente para eles”, conta Márcia Castro, Professora da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard e membra do Observatório Covid-19 BR.
Além dos conteúdos destinados a prefeituras e agentes de saúde, a população também encontra informações sobre as vacinas, diretrizes de locais abertos e fechados, diferença de testagens, combate às fake news, curiosidades sobre os diferentes tipos de máscaras e demais novidades sobre o que a ciência já aprendeu sobre o novo coronavírus.
Sobre o Observatório COVID-19
Iniciativa independente, fruto da colaboração entre pesquisadores com o desejo de contribuir para a disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas, e congrega cientistas de diversas áreas.
https://covid19br.github.io
Sobre a ANESP
Entidade de direito privado, com personalidade jurídica própria, apartidária, sem fins lucrativos, que congrega membros da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), e tem como objetivo defender o aperfeiçoamento da gestão pública e da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
http://anesp.org.br
Sobre o Instituto Arapyaú
Instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade.
https://arapyau.org.br
Sobre o Instituto Alziras
Organização sem fins lucrativos com a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública.
https://www.alziras.org.br
Sobre a FNP
Entidade municipalista nacional que tem como foco de atuação os 412 municípios com mais de 80 mil habitantes, recorte que abrange 100% das capitais, 61% dos habitantes e 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
https://fnp.org.br/index.php
Sobre o Conectar
Consórcio nacional formado com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e idealizado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 23/02/21, que autorizou a aquisição de imunizantes contra COVID-19 por estados e municípios.
https://consorcioconectar.com.br
Sobre a Vital Strategies
Organização global que trabalha com governos e sociedade civil em mais de 70 países, incluindo o Brasil, para projetar e implementar estratégias baseadas em evidências que visam enfrentar alguns dos mais difíceis desafios mundiais para a saúde.
https://www.vitalstrategies.org/about/offices/brazil/
Sobre o ImpulsoGov
Organização sem fins lucrativos, suprapartidária, que trabalha lado a lado com estados e municípios para aprimorar a coleta e análise de dados dos serviços de saúde e, desta forma, impactar positivamente na vida da população.
https://impulsogov.org/
[1] O Brasil é formado por 5.570 municípios, segundo o IBGE. Deles, o Consórcio Conectar congrega 2.600 e representa mais de 150 milhões de pessoas.
[2] A transmissão da Covid-19 por aerossóis, especialmente em locais fechados e mal ventilados, vem sendo apontada como a principal via de transmissão da doença em artigos publicados nos periódicos médicos mais importantes do mundo, como o Lancet, JAMA ou o BMJ.
[3] A via de transmissão por aerossóis foi incorporada aos protocolos de prevenção mais recentes da OMS, em 30 de abril; do CDC/EUA em 7 de maio; e, em 8 de abril, pelo Ministério da Saúde.
Conheça nossa metodologia e acesse mais ferramentas
Simule cenários do impacto da vacinação na redução de óbitos
Disponibilizamos uma planilha para você projetar e adaptar os 3 cenários traçados no nosso estudo sobre dados e vacinação.
Acesse e veja como a vacinação dos grupos prioritários impacta diretamente na redução dos óbitos por Covid-19 no país.
Calcule os grupos prioritários para vacinação no Brasil
Também usamos os dados disponíveis para criar uma ferramenta para apoiar no cálculo do tamanho dos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.
A planilha mostra a quantidade de pessoas que integram cada grupo prioritário por estado e município no país, sem dupla-contagem.
Veja como foi o Webinar
Parte desses números e resultados foi apresentado em Webinar realizado dia 11 de março, com as participações de Álvaro Rossi, Consultor da Secretaria de Saúde dos EUA, atuando na força-tarefa contra a Covid-19, e Marco Brancher, especialista em dados de saúde que está debruçado na realidade brasileira.
Diante do progressivo agravamento da crise, os números têm mudado e a apresentação exibida no Webinar já teve alguns números atualizados. A apresentação atualizada em 23/03 está disponível para download aqui.