
- Publicado em 15/06/2020
Programa de Retomada Municipal, uma iniciativa Gove e CLP
A Gove e o Centro de Liderança Pública (CLP) lançaram o Programa de Retomada Municipal, uma iniciativa que oferece ferramentas, orientações e materiais para ajudar os municípios a enfrentar e superar os impactos econômicos e financeiros da crise causada pelo coronavírus.
O programa tem como foco apoiar aqueles municípios que, de acordo com as orientações estaduais e do governo federal e com o monitoramento controlado de indicadores de transmissão e da capacidade de atendimento do sistema de saúde, já decidiram reabrir a economia.
Antes de retomar, é preciso analisar
O Programa de Retomada Municipal propõe, como passo zero do processo, a realização, pelo município, de uma análise sanitária para decidir se já é possível realizar a reabertura.
Afinal, antes de tomar essa importante decisão, os municípios precisam avaliar uma série de fatores, como ritmo de contágio, capacidade hospitalar e taxa de subnotificação do coronavírus em sua população. Para ajudar os gestores públicos nessa análise, o programa da Gove e CLP sugere a utilização do Farol Covid, ferramenta desenvolvida pela equipe da CoronaCidades.
Programa de Retomada Municipal está estruturado em passos
Uma vez concretizada a decisão pela reabertura, o Programa de Retomada Municipal guia o gestor por mais quatro passos, oferecendo guias e ferramentas que auxiliam o município a completar a jornada, são eles:
1
2
3
4

Construção da equipe e estratégia de engajamento e comunicação

Entendimento dos problemas nas finanças e economia

Construção do plano de
retomada
retomada

Execução e monitoramento do plano