Curso online de vacinação contra covid-19 para profissionais de saúde pública
Uma parceria CoronaCidades e Escola de Saúde Pública do Maranhão
Módulo 4
Campanha de vacinação: divulgação, informação e educação em saúde
Saiba mais sobre a importância da educação em saúde no contexto da Covid-19 e como enfrentar notícias falsas (Fake News) para viabilizar uma melhor campanha de vacinação contra Covid-19.



Acesse o conteúdo e entenda mais sobre Campanha de vacinação: divulgação, informação e educação em saúde
A campanha de combate ao coronavírus tem por objetivo informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população brasileira, gerando consenso popular positivo em relação à importância da vacinação. A comunicação é uma importante ferramenta para atingir, em tempo oportuno, milhares de cidadãos brasileiros de diferentes classes sociais e econômicas, com o objetivo de fazê-los se sentirem mais confiantes em sua decisão de se vacinar.
A educação em saúde e as tecnologias de informação são estratégias que visam garantir os direitos fundamentais e a dignidade humana. Assim, desempenham importante papel no combate à Covid-19, sensibilizando todos os envolvidos no trabalho em saúde, a fim de gerar mudanças de comportamentos e perspectivas.
Tais mudanças têm por objetivo estabelecer vínculos entre os saberes da ciência e as experiências individuais, entre profissionais de saúde, agentes de saúde, líderes comunitários e todos os outros cidadãos brasileiros, por meio do compartilhamento de informações baseadas em evidências.
É possível utilizar meios de comunicação em ações educacionais como: jornais, revistas, campanhas publicitárias, rádio, televisão, mídias sociais etc.
O Ministério da Saúde define educação em saúde como:
Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população […]. Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades¹.
A educação em saúde se manifesta através de conhecimentos, experiências, valores, crenças, modos de agir, técnicas e costumes acumulados por muitas gerações de indivíduos e grupos, transmitidos, assimilados e recriados pelas novas gerações.
A Covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade e neste contexto, a prática educativa em saúde não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.
Oportunamente, a pandemia mobilizou a sociedade e serviu de lupa para as questões sociais, políticas, econômicas, raciais e de gênero. Desde que bateu à nossa porta em março de 2020, a sociedade e os seus diversos atores têm procurado responder e “adaptar-se” aos planos de emergência e mitigar os impactos da pandemia.
O enfrentamento da pandemia requer das ações de educação em saúde a oferta e o fácil acesso a informações baseadas em evidências e conhecimentos relacionados à prevenção, ao controle de transmissão e à vacinação contra a Covid-19.
¹ FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 847-852, mar. 2014. Disponível em: http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300847&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2021.
Vive-se uma pandemia que é originada por um novo vírus, em um país que é notável a necessidade de implementação de políticas públicas que visem a promoção à saúde. Esses fatores, aliados a um aumento da busca por informações, geram um cenário de insegurança e incerteza muito propício para a criação e propagação de notícias falsas: as “fake news”.
A pandemia acentuou a urgência e a importância da educação em saúde no enfrentamento à desinformação e ao negacionismo para manutenção da saúde pública. A reconstrução do processo de educação em saúde que essa nova realidade nos trouxe e a forma como a realizamos e a adaptamos às nossas diretrizes de enfrentamento tem consequência direta com os números de casos positivos e óbitos causados pela Covid-19². Algumas estratégias de Educação em Saúde são:
Como fugir das fake news? Veja algumas estratégias:
—
² SOUZA, Thaís dos Santos de et al. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às fakes news na pandemia pela Covid-19. Enferm. Foco, v. 11, n. 1, Especial, p. 124-130, maio 2020. Disponível em: http://biblioteca. cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Midiassociaiseducacaosaude.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021
É evidente a importância de ações em comunicação com a população, tendo em vista as diferentes fases de implementação da campanha de vacinação contra a Covid-19, assim como descreve o infográfico, baseado em dados do site Prevent Epidemics:

Fonte: Adaptado com dados do site Prevent Epidemics³
³ PREVENT EPIDEMICS. Estratégia de comunicação para vacinas COVID-19: a lista de verificação essencial. © 2020. Disponível em: https://preventepidemics.org/covid19/us-response/vaccines/checklist/. Acesso em: 20 jan. 2021.
Com a necessidade do distanciamento social, é necessário explorar novas práticas no desenvolvimento de ações de educação em saúde, proporcionando espaços de troca de saberes, e utilização de ferramentas digitais e tecnologias de comunicação que apresentem evidências e sejam acessíveis para a população, resultando diretamente na saúde individual e na saúde pública.
As estratégias que podem ser utilizadas partem de ferramentas e linguagens próprias do meio das redes sociais, a partir do engajamento de alcance que elas podem ter, como: a promoção de discussões em comentários, curtidas e compartilhamento em massa. Outro caminho que temos para trilhar é fundamentado na ludicidade, com o suporte da elaboração de jogos de enquetes que são de fácil interação e despertam uma aprendizagem mais lúdica.
Nesse contexto, a vacinação contra a Covid-19 se insere como grande alvo de desinformação, tornando necessária uma estratégia de comunicação que traga as notícias corretas e referenciadas, no momento certo, de forma que proporcione confiança para que a população se engaje na campanha⁴.
Com o objetivo de tornar a transmissão de informações baseadas em evidências, pode-se lançar mão de ferramentas de comunicação como: listas de transmissão no whatsapp, divulgação de comerciais de televisão, disparo de vídeos sobre a segurança e efetividade da vacina no instagram, programas de rádio para esclarecimento as dúvidas mais frequentes, carros de som com jingles informacionais, distribuição de cartazes e cartilhas personalizadas sobre a campanha de imunização, outdoors etc.
⁴ PREVENT EPIDEMICS. Comunicação sobre as vacinas COVID-19: Recursos sobre vacinas COVID-19 para comunicadores de saúde pública. © 2020. Disponível em: https://preventepidemics.org/covid19/us-response/vaccines/. Acesso em: 20 jan. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Plano nacional de operacionalização da vacinação contra a COVID-19. [recurso eletrônico]. 1. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2020/dezembro/16/plano_vacinacao_versao_eletronica.pdf. Acesso em: 28 dez. 2020.
CANCIAN, Natália. Voluntário de testes da vacina de Oxford que morreu não recebeu a imunização. Folha de São Paulo, out., 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com. br/equilibrioesaude/2020/10/voluntario-de-testes-da-vacina-de-oxford-que-morreu-nao- -recebeu-a-imunizacao.shtml. Acesso em: 14 jan. 2021.
FALKENBERG, Mirian Benites et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 847-852, Mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300847&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 jan. 2021.
FERREIRA, Nicola. Vacina contra covid-19 causa câncer e HIV? Cuidado com onda de fake news. Viva Bem, jan. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/09/vacina-contra-covid-19-causa-cancer-e-hiv-cuidado-com-onda-de-fake- -news.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 14 jan. 2021.
MARCELO, Carlos. Aprender a Enseñar Para La Sociedad del Conocimiento. Education Policy Analysis Archives, v. 10, n. 35, p. 1-52, ago. 2002. ISSN 1068-2341. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/49610112_Aprender_a_Ensenar_Para_La_Sociedad_del_Conocimiento. Acesso em: 18 jan. 2021.
PREVENT EPIDEMICS. Estratégia de comunicação para vacinas COVID-19: a lista de verificação essencial. © 2020. Disponível em: https://preventepidemics.org/covid19/us- -response/vaccines/checklist/. Acesso em: 20 jan. 2021.
PREVENT EPIDEMICS. Comunicação sobre as vacinas COVID-19: Recursos sobre vacinas COVID-19 para comunicadores de saúde pública. © 2020. Disponível em: https://preventepidemics.org/covid19/us-response/vaccines/. Acesso em: 20 jan. 2021.
RIBEIRO, Ana Paula Lima. Depois de tomar vacina, ainda preciso usar máscara? CNN Brasil Saúde, dez., 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/10/ depois-de-tomar-vacina-ainda-preciso-usar-mascara. Acesso em: 14 jan. 2021.
SANAR MEDICINA. Fake news sobre as vacinas para Covid-19 podem atrapalhar imunização. Sanar, ago. 2020. Disponível em: https://www.sanarmed.com/fake-news-sobre-as- -vacinas-para-covid-19-podem-atrapalhar-imunizacao. Acesso em: 14 jan. 2021.
SAÚDE, iG. 2020: confira as 7 fake news mais perigosas sobre a pandemia de Covid-19. Disponível em: https://saude.ig.com.br/coronavirus/2020-12-23/2020-confira-as-7-fake- -news-mais-perigosas-sobre-a-pandemia-de-covid-19.html. Acesso em: 14 jan. 2021.
SOUZA, Thaís dos Santos de et al. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às fakes news na pandemia pela Covid-19. Enferm. Foco, v. 11, n. 1, Especial, p. 124-130, maio 24 2020. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Midiassociaiseducacaosaude.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.
VIDALE, Giulia. As fake news mais preocupantes sobre as vacinas contra a Covid-19. Revista Veja, Saúde, dez., 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/as-fake- -news-mais-preocupantes-sobre-as-vacinas-contra-a-covid-19/. Acesso em: 14 jan. 2021.
YAMAGUTI, Bruna. O que é verdade e o que é fake sobre as vacinas contra a Covid-19. Correio Braziliense, Ciência e Saúde, dez., 2020. Disponível em: https://www. correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2020/12/4897446-o-que-e-verdade-e-o-que-e- -fake-sobre-as-vacinas-contra-a-covid-19.html. Acesso em: 14 jan
Confira o que é fato ou fake e use essas informações para conscientizar a população

Time is Up!