Bares e restaurantes
Por serem locais onde as pessoas costumam permanecer por um longo tempo, conversando e, geralmente, sem máscaras, bares e restaurantes são locais que requerem especial atenção diante do risco de contágio. Alguns dos protocolos adotados ao longo de 2020 – como a disponibilização de álcool gel nas mesas – são insuficientes para a prevenção.
Protocolos de funcionamento desses estabelecimentos precisam considerar a diferença do risco envolvido em locais abertos em relação a locais fechados. Vários países estabeleceram regras para o controle dessas atividades, com base nessa característica: ambiente fechado ou ao ar livre.
Reduzindo os riscos em bares e restaurantes
Nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Itália, foram reabertos primeiro aqueles estabelecimentos que tinham áreas ao ar livre, e somente para consumo nessas áreas. As recomendações específicas do CDC/EUA sobre bares e restaurantes¹ enfatizam a importância de evitar o consumo nos espaços fechados ou mal ventilados, uma vez que as pessoas retiram as máscaras e conversam próximas durante um longo tempo, o que aumenta o risco de exposição.

Sendo assim, os protocolos devem considerar uma série de medidas mitigadoras, tais como:

Dar preferência a posicionar mesas dos clientes em espaços abertos e ao ar livre.

Restringir ao máximo a presença de clientes em espaços fechados.

Em ambientes fechados, orientar para a manutenção de portas e janelas abertas, preferencialmente com ventilação cruzada e o uso de ventiladores promovendo trocas de ar com o meio externo.

Aumentar o distanciamento entre as mesas.

Estimular o uso de máscaras mesmo no estabelecimento, sendo retiradas apenas no momento do consumo de alimentos e bebidas, garantindo, assim, que em momentos de maior risco, como durante uma conversa, os indivíduos permaneçam de máscara.

Em ambientes com climatização, evitar o uso de ar condicionado recirculante, e estimular o uso de filtros eficazes de ar.

Limitar a atividade de música ao vivo apenas a áreas externas.

Adotar a testagem periódica de trabalhadores com testes RT-PCR, RT-LAMP ou de antígeno, de forma que as pessoas com testagem positiva sejam mantidas afastadas, por 10-14 dias e retornem ao trabalho, apenas mediante negativação do teste.
¹ https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/personal-social-activities.html#restaurant Atualização de 17/04/2021.