Ferramenta para Teletriagem

A teletriagem possibilita que os serviços de saúde realizem a triagem de cidadãos por telefone, colaborando para o enfrentamento ao avanço da Covid-19. Com a adoção da teletriagem, o município reduz o risco de contágio da população dentro dos serviços de saúde e protege profissionais que atuam na linha de frente do atendimento.  Essa estratégia compõe as políticas públicas de enfrentamento à Covid-19 em diversos países do mundo, tais como Canadá e Reino Unido e é endossada pela OMS e outros órgãos de referência em saúde.

Para facilitar a coleta de dados por parte de profissionais, gerar dados e apoiar o monitoramento, a plataforma CoronaCidades criou a ferramenta a seguir. Ela foi desenvolvida com base em fluxo divulgado pelo Ministério da Saúde, de modo que está de acordo com parâmetros definidos pela União. 

A ferramenta é uma planilha de fácil utilização e que orienta profissionais para realização da teletriagem, além de gerar dados relevantes para o monitoramento municipal. 

A ferramenta de teletriagem permite:

1

Registro de informações de teletriagem em formato unificado e em acordo com o fluxo recomendado nacionalmente
Com a adoção da ferramenta, profissionais de teletriagem podem seguir as perguntas e o registro pela própria planilha, o que garante ao município uma coleta padronizada de dados.

2

Geração automática de instrução de ação necessária em relação a cada caso triado
A partir do preenchimento dos dados da pessoa triada, a planilha gera, automaticamente, uma resposta de ação que está alinhada ao fluxo recomendado pelo Ministério da Saúde. Em alguns casos, por exemplo, pode ser automaticamente gerada a mensagem: “Orientar medidas de precaução e procurar emergência ou chamar SAMU”, tais como outras.

3

Auxiliar o monitoramento
Em cada caso triado, a ferramenta gera uma trilha de monitoramento individual que orienta o profissional a realizar os próximos contatos.

4

Obter dados consolidados automaticamente que são relevantes para vigilância e monitoramento
A partir dos dados de triagem e monitoramento, a ferramenta gera gráficos que consolidam as informações e são úteis para analisar a situação do município e desenhar estratégias de ação.

Para que sejam gerados gráficos sobre a situação do município como um todo, é importante que os dados coletados via teletriagem sejam consolidados periodicamente na mesma base. Isso significa que a ferramenta pode ser difundida para uso e acompanhamento de diferentes profissionais responsáveis pela teletriagem no município, mas que as informações geradas sejam consolidadas em uma só planilha com certa periodicidade. 

Uma vez implementada a teletriagem, o ideal é que todos os casos de sintomas respiratórios passem a ser triados dessa forma, o que vai ocasionar na diminuição da presença de possíveis casos de Covid-19 nas unidades básicas de saúde.

Ficou com dúvida?

Assista ao vídeo tutorial com orientações sobre o uso da ferramenta para teletriagem ou entre em contato pelo nosso canal de atendimento.

Essa é uma iniciativa da plataforma CoronaCidades. Acesse outras ferramentas, como o SimulaCovid, o Cheklist de preparação para a Covid-19,  e a Avaliação para Reabertura dos Municípios, na nossa home.

Você trabalha no setor público?