Farol Covid

Entenda e controle a Covid-19 no seu município

O Farol Covid oferece informações qualificadas e atualizadas diariamente sobre o avanço e efeitos da resposta ao coronavírus em cada cidade brasileira. A ferramenta, totalmente gratuita, consolida e cruza informações de diferentes bancos de dados para mostrar ao gestor público, de prefeituras ou governos estaduais, onde cada município está na curva de contágio da Covid-19 e alertar sobre o risco de colapso em seu sistema de saúde.

Ao informar ao gestor o nível de risco de seu estado ou cidade, a ferramenta permite uma gestão de crise que considera as particularidades de cada município.

Como o Farol Covid funciona

O gestor sinaliza o município que deseja analisar dentro do Farol Covid
1
O sistema de níveis de risco do Farol Covid alerta sobre o risco de colapso – baixo, médio ou alto – do sistema de saúde que atende aquele município, a partir dos seguintes indicadores:

Ritmo de contágio
Taxa de subnotificação
Capacidade hospitalar
2
Após ser alertado sobre o risco de colapso em seu município, o usuário é direcionado para o Simulacovid, um simulador que informa, de forma customizada, em quanto tempo a capacidade instalada de leitos e ventiladores será completamente preenchida por pacientes com Covid-19, considerando o ritmo de contágio de cada município.
3

Analise sua cidade

O Farol Covid foi desenvolvido por pesquisadores da saúde e cientistas de dados da plataforma CoronaCidades, a partir da compreensão de que cada cidade e estado brasileiro tem realidades próprias que precisam ser analisadas durante o processo de tomada de decisão. Com a ferramenta, o gestor consegue acompanhar, diariamente, os impactos de suas políticas de resposta ao coronavírus e ganha mais embasamento para calibrar suas decisões e comunicar a população de forma mais fundamentada e eficiente.