Conheça o Guia CoronaCidades para orientar reabertura de escolas

A plataforma CoronaCidades criou um guia para ajudar a orientar municípios, Estados e suas secretarias de educação na reabertura de escolas. 

Muitos estabelecimentos de ensino em todo o país interromperam suas atividades presenciais como parte dos esforços de resposta ao coronavírus. No momento em que diversos municípios e Estados ensaiam a reabertura de suas atividades, é importante que a rede escolar pública consiga seguir algumas diretrizes e cuidados que ajudem a evitar o contágio da Covid-19 dentro do ambiente escolar e preservem estudantes, corpo docente, equipes escolares e os seus familiares.

Formulário orienta reabertura de escolas 

O Guia Operacional para Planejamento da Reabertura de Estabelecimentos de Ensino, desenvolvido pela plataforma CoronaCidades, oferece um formulário, com um conjunto de práticas que as redes e unidades escolares devem implementar e observar em seu funcionamento, antes e durante a retomada de suas atividades. 

No total, foram compiladas 74 ações que devem ser seguidas por gestores de educação nesta retomada, nas seguintes dimensões:

  • Gestão Escolar
  • Distanciamento social intraescolar
  • Higiene, sanitização e limpeza
  • Procedimentos Especiais para Estabelecimentos de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Procedimentos em Casos Suspeitos e/ou Confirmados d e   C o v i d -1 9
  • Alimentação e Merenda Escolar
  •  Transporte Escolar e Atividades Externas

As iniciativas estão listadas no Guia, e ao responder se já foram ou não implementadas, a gestão municipal ou estadual consegue identificar necessidades e dificuldades do processo e traçar estratégias para orientar a reabertura de escolas.

Reabertura de escolas precisa ser feita com segurança

As recomendações contidas no guia só devem ser implementadas quando autoridades sanitárias julgarem ser seguro o retorno às aulas. Essa decisão deve ser orientada pelas autoridades competentes, levando em consideração que cada região enfrenta uma fase específica da pandemia.

A realidade brasileira é diversa e cada município e Estado vai enfrentar dificuldades específicas nesse processo de retomada de atividades escolares. O Guia da CoronaCidades ajuda a nortear esse processo.

Esse conteúdo foi útil pra você?

Você trabalha no setor público?