Comunicação municipal na pandemia: modelos de posts e orientações

Para combater a pandemia de coronavírus, os municípios precisam aprimorar a comunicação com a população. Neste momento de crise, é fundamental comunicar de maneira efetiva para informar, fomentar práticas de prevenção e orientar a busca pelos serviços de saúde de forma resolutiva.

Utilize os cards e publicações para redes sociais da plataforma CoronaCidades

Para apoiar os municípios em mais este desafio, a plataforma CoronaCidades disponibiliza cards e peças de comunicação totalmente gratuitas, que podem ser adaptadas para atender as necessidades de cada cidade ou região. 

As peças podem ser utilizadas nas redes sociais das prefeituras, secretarias de saúde, WhatsApp, e outros veículos digitais de comunicação. 

> Acesse gratuitamente o material clicando aqui.

Orientações:
Ao baixar o material, é importante também baixar a fonte (letra) na qual ele foi produzido. 
Ao abrir o link abaixo, clique em download family para baixar e execute os arquivos das fontes no seu computador para instalar.
Link para download:
https://fonts.google.com/specimen/Nunito?query=nunito 

Feito isso, quando abrir o material estará tudo certo. Edite os dados e inclua o logo de sua prefeitura!


Sugestões que podem auxiliar o seu município na comunicação durante a pandemia

Orientações para comunicação com a população durante a pandemia de coronavírus

  1. Boletins diários contribuem para a transparência: publique os dados do avanço epidemiológico da covid-19 no seu município.
  2. Mantenha canais de comunicação atualizados para divulgar informações corretas, desmentir fake news e fazer educação em saúde: as redes sociais da prefeitura são uma alternativa ao possibilitar a comunicação direta com a população.
  3. Implemente um canal de comunicação para atender e qualificar demandas de saúde e orientar usuários sobre quando e quais serviços acessar em caso de dúvidas sobre sintomas: esse cuidado com a comunicação é importante também na estruturação da atenção à saúde durante a pandemia.
  4. Use outras estratégias além da mídia tradicional: carros de som, cartazes, panfletos, WhatsApp e até o mapeamento e estabelecimento de parcerias com os influenciadores digitais da sua região podem ser úteis na informação da população. 

Para orientações mais detalhadas, acesse o Diálogos CoronaCidades sobre como alinhar a comunicação do município para evitar fake news, pânico e pressão. 

Cuidados no tom da comunicação

Além de definir e atualizar os canais, o gestor público precisa atentar para o tom da sua comunicação com a população.

  • Usar uma linguagem mais coloquial e menos técnica é fundamental para que a população compreenda o recado e a gravidade da situação.
  • Fazer uso de vídeos explicativos, imagens, desenhos e infográficos favorece a compreensão.
  • Sensibilidade é fundamental! Não recomende a adoção de medidas impossíveis e fora da realidade. 
  • Nas entrevistas de TV e rádio, busque sempre um recado direto e claro à população, na linguagem mais coloquial e simples possível.

Orientações da Vital Strategies para a comunicação dos municípios
A Vital Strategies, organização global composta por especialistas e pesquisadores focados no enfrentamento de desafios mundiais para a saúde, desenvolveu uma nota informativa sobre como os gestores públicos podem usar a comunicação para apoiar a implementação de medidas de saúde. Acesse a íntegra do documento clicando aqui. 

Esse conteúdo foi útil pra você?

Você trabalha no setor público?